Ver Versão Completa : "Aonde" ou "onde" ?

Benevolo
21-01-2008, 09:56
"Aonde" ou "onde" ?

Essa dúvida está na cabeça da MAIORIA, e muitos devem acreditar que "aonde" e "onde" significam a mesma coisa. Engano de quem acha isso. Vamos aos exemplos:

"Não sei onde vou nas próximas férias" (ERRADO)

"Não sei aonde vou nas próximas férias" (CERTO)

Explicação: "Aonde" nos dá a idéia de movimento, de um lugar para outro. Existe uma dica muito simples. Nas frases onde usa-se "aonde", a palavra pode ser substituida por "PARA ONDE". Veja:

"Não sei PARA ONDE vou nas próximas férias"

Agora vejamos numa frase que seja escrita com "onde":

"Não sei onde eu estava com a cabeça quando comprei esse PC".

Vamos substituir por "PARA ONDE" ?

"Não sei PARA ONDE eu estava com a cabeça quando comprei esse PC".

Tá vendo? A frase fica sem sentido. Então quando tiver dúvida entre "aonde" e "onde", substitua a palavra por "PARA ONDE", se encaixar na frase, escreva "aonde".

Até mais!

TwRoK
21-01-2008, 22:35
Esse é foda ...

Arthur
21-01-2008, 23:55
É lembro um pouquinho disso, "Aonde" indica movimento, você sai de um lugar e vai para outro e onde indica um lugar fixo!
Bene se eu estiver errado me corrija!?
Só pra ver se se me lembro bem da regrinha simples e fácil, que aprendi tem tempos! :D

Benevolo
23-01-2008, 00:43
Exatamente!

Malluco
11-06-2008, 08:49
legal, o cara lê Português, poderia pelo menos tentar escrever em Português também né hahaahkhkakah.
Bene, acho que ele gostou de você em !!

Benevolo
12-06-2008, 00:13
legal, o cara lê Português, poderia pelo menos tentar escrever em Português também né hahaahkhkakah.
Bene, acho que ele gostou de você em !!

aHUHUAhuaUHAhuhuaHUAhuaHUAuhaUHAuhhaHAhaUHAH

Gostou mesmo!!! Mas se ele quer ser meu amiguinho vai ficar só querendo. =)

sjoses
10-08-2008, 20:46
É Português tem (têm) disso!
Agora tão querendo mudar. Se for melhorar (melhora) que bom!
Só sei que Matemática é exata e pronto. Português é igual bunda pricipalmente em concurso.
Cada qual avalia de acordo com a sua conveniência (bunda)!
Me perdoe, mas é assim mesmo>

Magus_X
15-08-2008, 10:20
Só sei que Matemática é exata e pronto. Português é igual bunda pricipalmente em concurso.

Eu acreditava que era exata, até estudar uma cadeira chamada "Matemática Discreta..."

Benevolo
17-08-2008, 02:09

Não concordo. Existem regras gramaticais a serem seguidas. Não dá pra avaliar de acordo com a conveniência, como você falou.

Acho que você tá confundindo gramática com interpretação de texto ou sei lá o que.

(As palavras que você escreve entre parênteses estão erradas, exceto a bunda) =)