Benevolo
21-01-2008, 09:56
"Aonde" ou "onde" ?
Essa dúvida está na cabeça da MAIORIA, e muitos devem acreditar que "aonde" e "onde" significam a mesma coisa. Engano de quem acha isso. Vamos aos exemplos:
"Não sei onde vou nas próximas férias" (ERRADO)
"Não sei aonde vou nas próximas férias" (CERTO)
Explicação: "Aonde" nos dá a idéia de movimento, de um lugar para outro. Existe uma dica muito simples. Nas frases onde usa-se "aonde", a palavra pode ser substituida por "PARA ONDE". Veja:
"Não sei PARA ONDE vou nas próximas férias"
Agora vejamos numa frase que seja escrita com "onde":
"Não sei onde eu estava com a cabeça quando comprei esse PC".
Vamos substituir por "PARA ONDE" ?
"Não sei PARA ONDE eu estava com a cabeça quando comprei esse PC".
Tá vendo? A frase fica sem sentido. Então quando tiver dúvida entre "aonde" e "onde", substitua a palavra por "PARA ONDE", se encaixar na frase, escreva "aonde".
Até mais!
Essa dúvida está na cabeça da MAIORIA, e muitos devem acreditar que "aonde" e "onde" significam a mesma coisa. Engano de quem acha isso. Vamos aos exemplos:
"Não sei onde vou nas próximas férias" (ERRADO)
"Não sei aonde vou nas próximas férias" (CERTO)
Explicação: "Aonde" nos dá a idéia de movimento, de um lugar para outro. Existe uma dica muito simples. Nas frases onde usa-se "aonde", a palavra pode ser substituida por "PARA ONDE". Veja:
"Não sei PARA ONDE vou nas próximas férias"
Agora vejamos numa frase que seja escrita com "onde":
"Não sei onde eu estava com a cabeça quando comprei esse PC".
Vamos substituir por "PARA ONDE" ?
"Não sei PARA ONDE eu estava com a cabeça quando comprei esse PC".
Tá vendo? A frase fica sem sentido. Então quando tiver dúvida entre "aonde" e "onde", substitua a palavra por "PARA ONDE", se encaixar na frase, escreva "aonde".
Até mais!